domingo, 23 de outubro de 2011

Conheça um pouco mais sobre Vírus de Computador...


A maior dificuldade  de quase todos os usuários de computador é diferenciar um vírus do outro,  e é por falta do real conhecimento de como classificar essas variações de pragas virtuais que grandes confusões ocorrem em muitos casos. Vou relatar abaixo alguns tipos;
Vírus: É um programa, criado por um programador, e que causa um evento inesperado, usualmente negativo.
Na maioria dos casos o arquivo contaminado aumenta seu tamanho.
Tipo Worms: Worms (ou vermes, em Português) são vírus de um tipo especial, isto é: programas que residem na memória ativa de um computador e que se duplicam a si mesmos, criando várias cópias idênticas, que são distribuídas por rede local, ou por e-mail, ou mesmo pelo MSN ou outro programa de CHAT.
Tipo Trojans:Um programa do tipo trojan (Cavalo de Tróia) é um programa malicioso que pretende se passar por ser aplicação benigna. Esse tipo de programa faz alguma coisa que o usuário não espera que ele faça quando instala um programa desses em sua máquina. Trojans não são vírus desde que eles não se replicam, mas com certeza são tão destrutivos, ou danosos – no caso dos trojans conhecidos como “back-doors” – como os vírus normais.
Vírus de Boot (Master Boot Record / Boot Sector Viruses)
Todos os discos e Mídia como Pendrive ou até mesmo um CD possuem uma área de inicialização reservada para informações relacionadas à formatação do disco, dos diretórios e dos arquivos nele armazenados (registro mestre do Sistema, o Master Boot Record - MBR dos discos rígidos ou a área de boot dos disquetes – Boot Sector). Como essa área é executada antes de qualquer outro programa (incluindo qualquer programa Anti-Vírus), esses vírus são muito bem sucedidos. Para esse sucesso também contribui o fato da infecção poder ocorrer por meio de um ato simples do usuário: esquecer um pendrive ou um CD de inicialização contaminado conectado.
Vírus de E-mail
Até pouco tempo atrás não existiam vírus de E-mail e todos os textos que circulavam sobre isso eram trotes. Recentemente surgiram novos tipos de worm, que se propagam por mails e não necessitam que se execute qualquer programa anexado. Por isso é importante total atenção ao abrir um e-mail com assunto e destinatário desconhecido.
Vírus de macro
Quando se usa alguns programas, por exemplo, um editor de texto, e necessita-se executar uma tarefa repetidas vezes em sequência (por exemplo substituir todos os “eh” por “é”) pode-se editar um comando único para efetuá-las. Esse comando é chamado de macro, que pode ser salvo em um modelo para ser aplicado em outros arquivos. Além dessa opção da própria pessoa fazer um modelo os comandos básicos dos editores de texto também funcionam com modelos. Os vírus de macro atacam justamente esses arquivos comprometendo o funcionamento do programa. Os alvos principais são os próprios editores de texto (Word) e as planilhas de cálculo (Excel).
Vírus de Programa (File Infecting Viruses)
Infectam normalmente, os arquivos com extensão .exe e .com (alguns contaminam arquivos com outras extensões, como os .dll, as bibliotecas compartilhadas e os .ovl). Alguns deles se replicam, contaminando outros arquivos, de maneira silenciosa, sem interferir com a execução dos programas que estão contaminados. Assim sendo, pode não haver sinais perceptíveis do que está acontecendo no micro.
Alguns vão se reproduzindo até que uma determinada data, ou conjunto de fatores, seja alcançado. Somente aí é que começa a sua ação. A infecção se dá pela execução de um arquivo já infectado no computador. Há diversas origens possíveis para o arquivo infectado: Internet, Rede Local, BBS, um disquete.
Segue algumas dicas para ter cuidados com vírus de computador.
 
  • Mantenha sempre o seu antivírus Atualizado.
  • Verifique sempre a mídia conectada em seu computador como Pen Drive, HD Externos entre outros antes de utilizá-los;
  • Mantenha o seu sistema Operacional sempre atualizado, pois a cada atualização, mais segurança.
  • Deixe sempre o seu firewall do Windows ativo.
Sugestões de Antivírus

Gratuitos
1º Avast
2º AVG
3º Avira

Pagos
  1. Kaspersky
  2. NOD32
  3. COMODO
  4. PANDA ANTIVÍRUS
Geraldo de Sousa Neto
Consultor de TI

Nenhum comentário:

Postar um comentário